rede arquitetos

+55 85 3215.4564
contato@redearquitetos.com

fortaleza . ceará . brasil
rua marcos macedo . 1333
sala 1816 . torre 2 . aldeota

© 2019 por rede arquitetos

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
ARQUITETURA RESIDENCIAL

Para clientes que desejam um projeto para sua própria moradia, levando em consideração todas as particularidades do habitar. Este serviço é voltado para projetos de construção ou reforma de casas e interiores de apartamentos, com o foco de responder as necessidade específicas do cliente. No projeto residencial se almeja uma maior personalização, atendendo não só questões técnicas e espacias, mas também de hábitos e preferências dos clientes.

1. PRÉ-PROJETO
Etapa essencial para o projeto onde é feito todo o planejamento das ações e tomada de decisões prévias antes do início do projeto.

Essa etapa visa garantir uma boa comunicação da equipe com cliente e permitir que o fluxo de trabalho aconteça dentro do cronograma. Aqui são discutidas e analisadas todas as questões gerais do projeto referente ao programa de necessidades, legislação urbana, sistema construtivo e materiais. É feita a montagem de um painel de referências de modo a criar uma base visual para entender as características do projeto. E por fim tudo isso é sintetizado em um termo de referência, que irá permitir que o projeto seja desenvolvido com uma base sólida de discussões e definições estabelecidas.

2. PROJETO DE ARQUITETURA DA EDIFICAÇÃO
Início do projeto onde serão apresentadas as ideias em plantas, cortes, fachadas, diagramas e perspectivas, possibilitando a clara compreensão do projeto. 

O serviço será desenvolvido em etapas evolutivas seguindo a seguinte ordem: Estudo preliminar (EP): etapa do projeto com foco na criação. Com base nessas informações se desenvolvem as primeiras ideias a serem apresentadas aos clientes, com indicações preliminares de organização espacial, materiais e métodos construtivos;
Anteprojeto (AP): etapa de desenvolvimento das ideias consolidadas e com o desenho apropriado para a aprovação do projeto na Prefeitura e demais órgãos competentes. É também nessa fase em que se coordenada os projetos complementares de engenharia;Projeto Executivo (PE): etapa com todos os detalhes e informações construtivas que serão enviados para a obra. Ao fim dessa fase é possível orçar o projeto com os responsáveis pela construção.

3. PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES
Projeto dos ambientes internos da edificação com detalhamento de mobiliário

Desenvolvimento aprofundado do layout e fluxos internos. Nessa etapa deve ser indicado o tipo de mobiliário fixo a ser utilizado, sendo marcenaria tradicional ou através de móveis modulados. A partir disso se faz o detalhamento com desenhos e dimensões para auxiliar na construção, de forma que os móveis façam parte da composição do espaço e contribuam para a praticidade do ambiente. Em seguida é feito um caderno com indicações de mobiliário solto, no intuito de orientar o cliente na compra de novos móveis e equipamentos.

4. PÓS-PROJETO
Serviços a serem desenvolvidos após a entrega final de modo a dar um bom encaminhamento do projeto à execução.

Nessa etapa será feito a assessoria para a escolha da construtora responsável pela obra, revisão dos orçamentos apresentados e ajustes finais para a obra. Em alguns casos, o cliente pode optar também pelo acompanhamento sistemático da obra, onde fazemos visitas periódicas, com a apresentação de relatórios, para fazer um controle de qualidade da obra. Também realizamos o serviço de fotografia de arquitetura, com o intuito de registrar a obra finalizada.