Fábrica Biotrends
 

Autores

Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony

Colaboradores

Frederico Leite e Maiara Lacerda (estagiários)

Fotos

Igor Ribeiro

Eusébio - CE, 2018/2020

 

 

 

O projeto se trata de uma fábrica de biotecnologia localizada na cidade do Eusébio, na Zona Metropolitana de Fortaleza. A implantação do edifício partiu da localização das árvores de grande porte no terreno e de um possível alargamento futuro da via de acesso, o que o posicionou distante do limite frontal e configurou sua conformação em quatro lâminas em torno de um pátio. Além disso, foi liberada a parte lateral do terreno total para futuras ampliações.

A partir dessa posição do edifício, a distribuição do programa gerou a necessidade de um pavimento superior, o que ocorre na lâmina de acesso, destacando a entrada, que inclusive ganha altura pela presença da caixa d’água. A ocupação parcial do pavimento superior permite, ainda, ampliações posteriores sobre as demais lâminas que permanecem térreas.

Por fim, o projeto foi organizado com uma estrutura de concreto, configurando uma malha que ressalta a horizontalidade na profundidade e a verticalidade do ponto de acesso, e a partir da qual se foi ocupando as distintas partes do programa. Para isso, buscou-se um elemento construtivo versátil e sustentável, condizente com a própria vocação da fábrica.

Optou-se, portanto, pelo tijolo ecológico, que é produzido sem queima, e que foi usado de diferentes formas: como parede opaca nos ambientes mais fechados, como plano vazado nas áreas de circulação, ou de forma mista, no caso do muro frontal. Assim, seguindo a lógica e possibilidades do material, atingiu-se aplicações diversas, versáteis e com uma identidade forte para o edifício.