Nossos serviços

 

Separamos algumas dúvidas frequentes em relação aos nossos serviços. Abaixo você vai encontrar as principais informações a respeito do nosso trabalho e de como podemos ajudar você. Em caso de dúvidas ou pra solicitar um orçamento, entre em contato com a gente.


1. Informações importantes para solicitar um orçamento

 

Para fazer um orçamento precisamos entender com clareza a demanda. Portanto, é desejável ter o máximo de informações possíveis sobre o projeto. Algumas informações básicas seriam:

  • Já possui o terreno onde será localizado o empreendimento? Qual a localização? Quais as dimensões do terreno?

  • Qual o tipo de uso? Residencial, comercial de serviços? Quantos e quais ambientes você está planejando para esse empreendimento?

  • Qual sua expectativa em relação ao prazo?

  • Com essas informações em mãos, damos sempre preferência a agendar uma reunião para conversar e conhecer melhor a demanda, antes de finalizar o orçamento.

  • Caso você não tenha nenhuma dessas informações, mas tenha o desejo de realizar um projeto, podemos também agendar uma reunião para explicar esse planejamento inicial onde discutimos como escolher um terreno, quais as fases de um projeto, como conseguir autorização para construção e como se planejar para a obra.

 

2. O que está incluso no nosso trabalho

 

De maneira simples, podemos dizer que nosso trabalho se refere a todo o planejamento de um empreendimento que deve ser feito antes de iniciar a obra. Isso pode variar de acordo com cada projeto, mas basicamente estão inclusos esses trabalhos:

  • Estudo preliminar (EP): etapa do projeto com foco na criação. Antes do início do projeto o/a cliente deve fornecer as informações básicas necessárias para o desenvolvimento do projeto. Serão feitas reuniões para o conhecimento das demandas, tangíveis e intangíveis, que irão guiar o projeto. Com base nessas informações se desenvolvem as primeiras ideias a serem apresentadas aos clientes, com indicações preliminares de materiais e métodos construtivos;

  • Anteprojeto (AP): etapa de desenvolvimento das ideias consolidadas e com o desenho apropriado para a aprovação do projeto na Prefeitura e demais órgãos competentes. É também nessa fase em que se coordenada os projetos complementares de engenharia;

  • Projeto Executivo (PE): etapa com todos os detalhes e informações construtivas que serão enviados para a obra. Ao fim dessa fase é possível orçar o projeto com os responsáveis pela construção.

 

Outros serviços podem ser incorporados conforme a demanda de cada cliente como:

  • Consultoria para escolha do terreno

  • Análise da legislação urbanística

  • Projeto de Paisagismo

  • Detalhamento de mobiliário e interiores

  • Acompanhamento de obra

Além do serviço de arquitetura, dependendo da demanda, pode ser necessário também alguns projetos de engenharia. Os mais básicos são:

  • Cálculo estrutural

  • Projeto hidrossanitário

  • Projeto elétrico

 

Esses projetos não são desenvolvidos por nossa equipe, mas podemos incluir na nossa proposta de orçamento, em parceria com outros escritórios de engenharia com os quais trabalhamos;


3. Produtos que entregamos ao longo do serviço

 

Cada etapa do projeto é apresentada com um conjunto de desenhos técnicos e ilustrativos que visam comunicar as técnicas construtivas, os espaços e os acabamentos utilizados no projeto.

  • No estudo preliminar se entrega plantas com layout e imagens tridimensionais das áreas externas e principais ambientes;

  • No anteprojeto são desenvolvidos os desenhos técnicos que serão entregues para aprovação nos órgãos de controle urbano e meio ambiente. Também são entregues os desenhos para o desenvolvimento dos projetos de engenharia;

  • No projeto executivo são entregues os desenhos técnicos detalhados, com especificações de materiais;

4. Quanto tempo demora para fazer um projeto

Na nossa proposta de orçamento entregamos também um cronograma estimado. Cada caso pode demandar um prazo diferente, mas é importante entender os fatores que podem afetar o andamento do projeto. Além do tempo de desenvolvimento do nosso trabalho, o prazo também pode ser afetado por fatores externos, como o tempo de aprovação do projeto na prefeitura e o tempo de análise e resposta dos clientes.

Prezamos pelo cuidado com cada projeto, por isso entendemos que o prazo ideal é o que nos permite chegar ao melhor resultado possível para o cliente.

5. Trabalhamos de forma coletiva

Entendemos que nosso papel não é o de apenas atender as demandas dos clientes, mas sim de trabalhar em parceria. Parte do nosso trabalho é ouvir e interpretar os desejos e anseios dos clientes em relação ao que querem construir, mas também devemos acrescentar nosso conhecimento e visão arquitetônica ao processo. Nossa ideia é incluir o cliente no processo criativo para que toda a jornada seja interessante, discutindo nossas decisões, argumentando sobre nossas escolhas e compartilhando nossa paixão por arquitetura. Dessa forma, o resultado final pode ser muito mais prazeroso e melhor usufruído após a obra finalizada.

6. Obra e construção

Como falamos anteriormente, a construção de qualquer edificação envolve uma série de profissionais. Todos os projetos necessários funcionam como criação e planejamento da obra. A execução da obra não está inclusa em nossos serviços e deve ser feita por uma empresa especializada de engenharia, que vai fazer um orçamento detalhado dos custos da construção da casa, bem como contratação de equipe de obra. Em alguns casos oferecemos um serviço adicional de acompanhamento da obra, que visa dar um maior controle de que a execução da obra está de acordo com o projeto.

Acesso nosso formulário de contato aqui.